Virgínia Apgar e sua famosa escala para avaliação do recém-nascido



https://cfmedicine.nlm.nih.gov/static/img/portraits/12.jpg


- Nascida em 1909, Virgínia Apgar foi a primeira mulher na Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia a ser nomeada professora titular, quando em 1949 a pesquisa em anestesia se tornou um departamento acadêmico.
-Criou  o primeiro método padronizado para avaliar a transição do recém-nascido para a vida fora do útero, estudando os efeitos da anestesia sobre mãe e recém nascido. O método recebeu o nome de Escala de Apgar, que consiste em avaliar 5 sinais do recém nascido, no primeiro e no quinto minuto de vida, os sinais podem receber nota de 0 a 2 cada um somando um total de até 10. Valores acima de 7 indicam normalidade.
As letras significam respectivamente:
Appearance, Pulse, Grimace, Activity, Respiration. 
Aparência, Pulso, Gesticulação, Atividade, Respiração.
Outro acróstico do nome de Virginia Apgar é:
American Pediatric Gross Assessment  Record (Registro Americano de Avaliação Pediátrica).

Possuía grande talento para a música, tendo construído seus próprios instrumentos a certa altura da vida, atualmente as peças estão na Universidade de Columbia.
''Dentre suas pacientes, estava Carleen Hutchins, uma fabricante de instrumentos de cordas. Enquanto se recuperava da cirurgia, deitada num leito de hospital, Hutchins percebe, manuseando e percutindo uma espécie de concha onde se alojava o aparelho de telefone, que o material poderia muito bem transformar-se nas costas de uma viola. Hutchins dirige-se a sua médica, Virginia Apgar, e pergunta se ela poderia ter aquela concha. Virginia atenciosamente garantiu que logo consultaria a direção do hospital. Naturalmente, o hospital não permitiu a doação e, de pronto, uma das mulheres mais importantes da história da Medicina moderna e sua paciente arquitetaram um plano audacioso. Enquanto a primeira vigiava, a moribunda, armada com uma serra e uma barra, tratou de substituir a tão cobiçada concha por outra peça não muito diferente. O plano foi um sucesso! Se o gosto musical e a adversidade já uniam aquelas duas mulheres, agora um “golpe” as tornava cúmplices. A mistura entre atenção médica, música e crime fez surgir uma forte amizade entre médica e paciente. Nos anos que se seguiram, Apgar construiu uma viola, um violino, um mezzo violino e um violoncelo, tudo sob a orientação de Hutchins.'' 
(Trecho retirado do Blog ''Arte Médica" de Renata Calheiros Viana)

Virgínia Apgar faleceu em 1974, no mesmo hospital onde treinou diversos médicos. 
Fonte: 
https://cfmedicine.nlm.nih.gov/physicians/biography_12.html
http://medicineisart.blogspot.com.br/2010/08/mente-artistica-de-virginia-apgar.html




Comentários

Postagens mais visitadas